Asterión - La Fábrica Teatro (Buenos Aires - Argentina)


Sinopse do espetáculo: “Asterión entrelaça em sua escritura dois contos de Jorge Luis Borges: ‘La casa de Asterión’ e ‘La escritura del Dios’, ambos do livro ‘El Alefh’.

Contra o que pode sugerir o titulo, o espetáculo não é uma adaptação, nem sequer uma livre adaptação, mas sim uma reelaboração profunda e inovadora de ‘La casa de Asterión’ a partir de um novo texto que acaba por dar ao conto borgeano uma posição oblicuo, lateral, em uma nova poética.

Para além do plano de ficção representado por Asterión, o espectador toca na poética desta o desconhecido, o imprevisível, o que se sente só por instantes e imediatamente se oculta atrás de um véu opaco impossível de alcançar.

Asterión incorpora uma visão de mundo ligado ao conceito de fim de milênio e posmodernidade, mas chega a ela através de uma experiência marcada fortemente elas escolhas autobiográficas, individuais ou grupais, porem não pela relação com uma escola ou uma estética compartilhada consciente e deliberadamente em todo o mundo.

Participa assim da vasta explosão de poéticas, da atomização e molecularização das formas de expressão e representação, que já não correspondem a discursos conceituais totalizantes.

Finalmente cabe sublinhar sua capacidade para dar forma teatral ao ininteligível, àquilo que não se pode compreender nem decifrar. Teatro sagrado, em suma, segundo as palavras de Peter Brook: aquele que torna visível o invisível.

E o invisível envolve nossa condição de seres desconhecidos por nós mesmos.”

Jorge Dubatti

Breve texto sobre o grupo

O grupo é formado por um único ator, Guilhermo Angelelli, formado pela Escola Nacional de Arte Dramática (Argentina) no ano de 1982 continuou sua formação com mestres como Carlos Gandolfo e Cristina Moreira. A partir de 1986 começa a desenvolver um trabalho de treinamento e investigação junto a Iben N. Rassmusen (Odin Teatret), integrando a partir de 1990 o grupo “Vindenes Bro” (El Puente de los Vientos) dirigido por Iben.

Exerce a docência desde o ano de 1986, desenvolvendo seminários de clown e de treinamento corporal e vocal para atores, bailarinos e cantores na cidade de Buenos Aires, interior da Argentina e diversas cidades da Europa e America Latina.

Ficha técnica

Criação, direção e atuação: Guillermo Angelelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário