Nuestra Señora de las Nubes - Malayerba (Quito – Equador)


Sinopse do Espetáculo: A obra possui dois personagens protagonistas: Oscar e Bruna, que se encontram por azar em um lugar que não é o seu, uma terra estranha, e iniciam uma relação de amizade ao reconhecerem-se originários de um mesmo povoado: Nuestra Señora de las Nubes.

No desenrolar da obra vão aparecendo os distintos personagens que povoam Nuestra Señora de las Nubes: os que possuem o poder, a avó que guarda a memória do povo, a história de amor entre um sonhador e sua mulher, os vagabundos que acostados numa esquina se dedicam a amolar as mulheres; essa paisagem humana identificável em qualquer povo de qualquer lugar vai sendo descrita pelo autor e atores com doses de ternura, por vezes com tom de drama.

Paralelamente Oscar e Bruna vão descobrindo as dores comuns e a comum solidão daqueles que, pelo motivo que seja, estão longe de sua terra natal.

No inicio desse século, em todos os continentes, a miséria, a guerra, o fanatismo, a violência religiosa segue espulsando do próprio território a milhares de pessoas. O objetivo fundamental de “Nuestra Señora de las Nubes”, tematicamente falando, é recordarmos que ninguém tem o direito, por nenhuma razão, de expulsar ao outro de seu pedaço de terra que significa cultura, é dito, crenças, mitos, costumes, alimento, identidade, pátria.

Dentro da história do grupo é coexistido, desde o inicio, atores de distintas origens, distintas nacionalidades, distintas culturas e procedências.

Depois de vinte anos de existência, o grupo Malayerba, tem a necessidade de expressar que esta mescla não somente é possível como também pode construir uma identidade, uma unidade com base na diferença, enriquecida pelas diferenças.

Ficha Técnica:

Texto e direção de Arístides Vargas

Elenco: María del Rosario Francés e Arístides Vargas

Figurinos e adereços: José Rosales

Iluminação: Gerson Guerra

Música: Alberto Caleris

Produção: Grupo Malayerba

Nenhum comentário:

Postar um comentário