Liberdade de produção de conteúdo é tema de oficina

A oficina de Midialivrismo Cobertura Colaborativa: Festival Ruínas Circulares foi uma iniciativa do Circuito Fora do Eixo. Ela possibilitou um momento de debate e troca de experiências sobre o tema entre os participantes, no dia 30 de abril. Os ministrantes da oficina, Victor Maciel e Artur Ayroso, afirmam que o midialivrismo (“mídia livre”) é um fenômeno recente, que surgiu com a internet, a facilidade e o acesso às tecnologias (notebook, netbook...). Para Maciel, “mídia livre são todas essas novas formas de produzir conteúdo que não estão vinculadas a essa estrutura
tradicional de comunicação”.

Foto tirada durante a oficina por Artur Ayroso usando notebook

No midialivrismo há, de acordo com os ministrantes da oficina, diferenças entre o cidadão multimídia e o repórter multimídia. No primeiro caso, é a possibilidade de qualquer individuo, independentemente da área de atuação, poder produzir conteúdo. Já no segundo, afirma Victor Maciel, “é a galera que tem mais a responsa de gerir esse processo de comunicação”.
O midialivrismo pauta o exercício da democracia e da cidadania durante os eventos (espetáculos teatrais, oficinas, mesas redondas) do 3º Ruínas Circulares – Festival Latinoamericano de Teatro por meio da cobertura colaborativa. Artur Ayroso explica que a cobertura colaborativa acontece quando várias pessoas fazem a cobertura midialivrista de um evento. “Essa cobertura não precisa ser exatamente centralizada ou feita de uma linguagem fria e jornalística. Você vai escrever mais sobre a sensação do que você tá presenciando, é o seu ser enquanto participante daquela ação”, afirma Ayroso.
As coberturas colaborativas, explicam Maciel e Ayroso, nem sempre são formadas por comunicadores sociais, porque nelas não há a necessidade de que os colaboradores conheçam, especificamente, o que é o Jornalismo, a Comunicação Social. Isso pode ser verificado na própria oficina, que contou com participantes dos mais diversos cursos: teatro, jornalismo, dança e psicologia. Essa cobertura colaborativa acontece do dia 30 de abril a 08 de maio, duração dos eventos do Festival.

Um comentário:

  1. Massa, galera!!! Primeiro post da cobertura. Vamo que vamo! Estou aguardando os próximos.
    Abraços

    ResponderExcluir