La Octava Puerta - El Caballero (Havana - Cuba)


Sinopse do espetáculo

Quatro personagens trancados em um quarto sem poder fazer nada porque o ator se foi para outro país. Decidem revelar as máscaras ocultas do ser humano, neste caso, as do ator. Enquanto isso se passa, falam mal do ator, dando a entender que eles mesmos são as frustrações do artista. Um camponês bruto e renegado pelo ator, um travesti petulante e cruel, um experimentalista que há se tornado todo retorcido, com seus sonhos rotos e um Édipo Rey, peça inacabada pelo ator, que quer ir para Tebas porque em Havana lhe falta a luz... finalmente encontram a solução.

Breve texto sobre o grupo

O grupo Teatro Del Caballero surge em outubro de 2006 e se dedica a dramaturgia contemporânea para adultos, jovens e crianças. Nasce com a necessidade de seu diretor, José Antonio Alonso, ex-integrante e fundador do Teatro Buendía de Cuba. Depois de vinte anos de experiência no teatro de grupo e investigação teatral de vanguarda, agora busca transitar por zonas mais auto-biograficas.

“Escribirse uno mismo, He ahí El secreto” Esta é a razão que move a seu diretor a olhar para dentro para replantearse El teatro como um espaço para trocar com seus espectadores suas zonas mais secretas como artista e ser humano.

O grupo propõe também revisar a tradição cubana através de uma visão mais contemporânea.

Ficha técnica

Direção artística: José Antonio Alonso e José Luis Garcia

Elenco: José Antonio Alonso

Um comentário:

  1. Olá! meu nome é Gisele Milagres, sou atriz e atuo em um espetáculo que esteve presente no último Festival Internacional de La Habana, 2009. Participamos com o espetáculo Arande Gróvore, numa parceria com a Associação Galpão Cine Horto e o MINC. Assim, encantada e cheia de perguntas, retorno ao Brasil, no empenho de voltar em busca de uma´pesquisa no teatro cubano de rua e espaçoes alternativos, bem como a produção contemporanea do mesmo. Sendo assim, em uma pesquisa pela internet, descobri o Grupo Buendía, um grupo performativo, sob a direção da professora e diretora Flora Lauten. E do Grupo de la calle Gigateria. Sendo asiim, gostaria do contato dos grupos e da professora, para buscar um contato e um possível convite para uma estadia.
    Agradeço desde já a atenção e peço encarecidamente a cooperação.
    Abraços..
    Atenciosamente
    Gisele Milagres.

    ResponderExcluir